sexta-feira, janeiro 8

Vírus & Antivírus

O que é um vírus?

Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

Vírus é um tipo de programa. Existem suas diferenças na codificação, mas, no entanto é executado da mesma forma que um programa comum, a grande diferença está no que o programa faz. O vírus tem seu código perigoso aos sistemas operacionais, aos drivers, programas e documentos que poderão ser apagados ou danificados.
Como são Gerados os Vírus?
São gerados como executáveis tanto em pendrivers, browsers e nos sistemas operacionais, podem ser replicados e executados. Depois de executados ficam na memória, procurando todas as unidades disponíveis tanto no computador, na rede ou internet para ser replicados e executados pelas possíveis vítimas.O objetivo destes programas é e será modificar e corromper os arquivos. Pode até destruir as informações contidas nos discos rídigos, pendrivers ou disquetes.
Como o meu computador poder ser infectado por um vírus?
A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail.Outras formas de ser infectado é atraves de transferências de arquivos pelo msn e a utilização de pendrives em máquinas que não possuem uma segurança feita por um anti-virus.Até mesmo o celular é uma forma se transmitir um vírus.
Antivírus
Os antivírus são softwares projectados para detectar e eliminar vírus de computador. Os antivírus são programas desenvolvidos por empresas de segurança, com o objetivo de detectar e eliminar vírus encontrados no computador. Os antivírus possuem uma base de dados contendo as assinaturas dos vírus de que podem eliminar. Desta forma, somente após a atualização de seu banco de dados, os vírus recém-descobertos podem ser detectados.
Antispywares (Antiespiões)
Um anti-spyware é um software indicado para eliminar os espiões (spywares), ou, quando pouco, detectá-los e, se possível, inativá-los, enviando-os a quarentena. Tal como os antivírus, necessita ter sua base de dados atualizada constantemente.
Os anti-spywares costumam vigiar certas entradas no registro do Windows para detectar tentativas de infecção, mas eventualmente não conseguem identificar o que está tentando alterar o registro - podendo ser mesmo um spyware ou de fato um vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário